Marketing Digital

O que é Marketing Digital?

Compartilhe com seus amigos

O marketing digital, também conhecido como marketing online, é a promoção de marcas, produtos e / ou serviços online. Isso pode ser feito aproveitando vários canais, incluindo mecanismos de pesquisa, mídias sociais, conteúdo on-line e publicidade paga, dependendo dos objetivos da empresa.

Vamos nos aprofundar no marketing digital um pouco mais …

O mundo digital é um lugar ocupado cheio de marcas lutando para ser ouvido sobre o balbucio de publicidade e multimídia. Os serviços de marketing digital surgiram como uma maneira de as marcas serem notadas e, finalmente, elevarem sua presença on-line. Ter maior visibilidade on-line, obtida com o aproveitamento de resultados de mecanismos de pesquisa orgânicos, mídia social, publicidade PPC (Pay Per Click) ou marketing de conteúdo, ajuda a direcionar seu público-alvo para suas páginas da Web, aumentando o número de clientes em potencial.

Os profissionais de marketing descrevem esse processo como “o funil de conversão”. Colocar o nome da sua marca no espaço digital (a grande parte do funil) inicia o usuário na jornada para se tornar um cliente. Uma vez que sua marca tenha sido vista, seja em mecanismos de pesquisa ou publicidade paga, significa que os usuários estão mais propensos a visitar e revisitar seu website (a seção intermediária do funil). Isso ajuda a formar uma conexão com sua marca por meio de conteúdo atraente, levando-os a eventualmente comprar seu produto ou serviço (a seção restrita do funil). Uma marca com uma forte estratégia de marketing digital utilizará publicidade, SEO e marketing de conteúdo para segmentar usuários em todos os estágios dessa jornada para, finalmente, converter clientes em clientes pagantes.

Se você já se perguntou “o que é marketing digital?” então não procure mais – temos todas as respostas aqui …

Tipos de serviços de marketing digital e suas funções

SEO

SEO significa Search Engine Optimization. Este é o uso colaborativo de técnicas para alavancar rankings de mecanismos de busca orgânicos. “Orgânico”, nesse sentido, refere-se aos resultados de pesquisa que não são patrocinados (consulte PPC para resultados de pesquisa paga). Para uma marca, ter seu site classificado na primeira SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa) melhora muito sua visibilidade on-line e, portanto, a taxa de cliques. Ranking nos três melhores resultados de pesquisa orgânica é o ‘santo graal’ de SEO. As técnicas usadas em SEO incluem criação de links, auditoria de sites, melhoria da velocidade do site, segmentação por palavras-chave e, geralmente, a garantia de que os sites sejam totalmente otimizados para mecanismos de pesquisa.

Fatos e Números
%65
As primeiras 5 listagens em SERPs recebem 65% de todos os cliques. Vale a pena estar no topo dos seus principais termos de pesquisa

“O melhor lugar para esconder um cadáver é a segunda página da Pesquisa Google”.

Publicidade PPC

PPC significa ‘Pay-per-Click’. Este é um tipo de publicidade on-line onde as marcas pagam uma taxa toda vez que seus anúncios são clicados. É o trabalho do anunciante de PPC para criar esses anúncios. Existem dois tipos principais de anúncios PPC, os que aparecem em SERPs e aqueles que aparecem em páginas da web. Publicidade em motores de busca é a forma mais popular de PPC com o papel do comerciante de PPC sendo a oferta de termos de pesquisa relevantes para os clientes de seus clientes (principalmente no Google Adwords). Isso garante a eles um lugar nos links patrocinados no topo das SERPs.

Por exemplo, se você digitar uma palavra-chave como ‘tênis de corrida’ no Google e o primeiro anúncio que aparecer for asics.com, isso significa que os profissionais de marketing de PPC que trabalham para a Asics venceram a licitação para o termo ‘tênis de corrida’. Se o Asics for ultrapassado por essa determinada palavra-chave, perderá a sua posição no topo dos resultados.

Fatos e Números
%41
Os três principais anúncios pagos na página de resultados de pesquisa recebem 41% dos cliques.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a abordagem estratégica e criativa para a produção e compartilhamento de conteúdo com o objetivo de satisfazer os objetivos de negócios. O conteúdo pode variar em termos de localização e formato. Pode assumir a forma de vídeo, imagem, cópia, artigos, blogs e gráficos. O conteúdo é geralmente dividido em duas categorias, no local e fora do site. O site pode ser um vídeo na página inicial do seu site, enquanto o offsite pode ser um byline criado para sua publicação on-line favorita. Dependendo dos requisitos da marca, o marketing de conteúdo é normalmente usado para manter a produção de conteúdo regular, melhorar a visibilidade da sua marca no espaço digital (especificamente mídias sociais e mecanismos de pesquisa), aumentar a afinidade da marca do cliente, PR e direcionar o tráfego relevante para o seu site. local na rede Internet.

Fatos e Números
%47
47% de todos os compradores on-line veem de 3 a 5 itens antes de comprar. Portanto, seu conteúdo precisa ser relevante, direcionado e de excelente qualidade.
Fonte: Hubspot

“Sua marca é uma história que se desenrola em todos os pontos de contato com o cliente”.

John Sachs

Mídia social

O marketing de mídia social é composto por dois elementos cruciais. Social social e orgânico pago. O uso de mídia social paga permite que as marcas coloquem suas postagens de mídia social na frente do público certo. Plataformas como o Facebook e o Twitter rastreiam uma ampla gama de dados demográficos e de interesse de seus usuários. Essas informações podem ser usadas por especialistas em mídia social pagos para garantir que a postagem de uma marca seja vista pelas pessoas mais propensas a se interessar por ela e, portanto, clicar, interagir ou converter (dependendo do objetivo). As postagens de mídia social pagas são sempre marcadas como tal. Social orgânico envolve postar sobre notícias ou produtos em seus canais sociais gratuitamente. Ele fornece um meio pelo qual as organizações podem exibir seu conteúdo para uma comunidade engajada, produzindo uma alta rotatividade de conteúdo de qualidade facilmente consumido. O marketing de mídia social também desempenha um papel importante na retenção de clientes existentes. Ele permite que as marcas respondam a consultas e reclamações, o que é uma parte crítica da retenção de público.

Fatos e Números
%71
71% dos consumidores que tiveram uma boa experiência de serviço de mídia social com uma marca provavelmente recomendam isso a outras pessoas.
Fonte: Dreamgrow

“Você nunca pode dar errado com o investimento em comunidades e os seres humanos dentro deles.”

Pam Moore

Criando uma estratégia de marketing digital

Antes de investir e investir tempo e dinheiro na implementação de uma estratégia de marketing digital completa, você precisa estar ciente de algumas coisas. Pergunte a si mesmo o que você quer conseguir com todo esse trabalho. Para a maioria das organizações, a resposta é, na maioria das vezes, aumento de vendas ou consultas.

Se esse for o caso da sua empresa, faça uma rolagem na lista de verificação abaixo e faça as seguintes perguntas:

1. Como é o sucesso?

Você tem várias vendas que precisa atingir?

Você adoraria aparecer com destaque nos resultados da página do mecanismo de pesquisa para um determinado grupo de termos de pesquisa?

Você precisa ter mais visibilidade do que um rival em seu setor?

2. Existe realmente demanda pelo meu serviço?

Se os concorrentes existem, então a resposta é quase certamente sim.

No entanto, se você estiver fazendo algo novo, será aconselhável ver o Planejador de palavras-chave do Google para mostrar quantas pessoas pesquisam mensalmente produtos / serviços relacionados.

Se muito poucos são, o valor de ser altamente visível nos resultados da pesquisa será claramente limitado, para que o seu dinheiro possa ser melhor gasto em outro lugar, educando as pessoas.

3. Você tem o rastreamento correto cuidado?

Você precisa ser capaz de rastrear se o tráfego de qualquer fonte realmente converte concluindo uma determinada ação no site.

Você configurou isso no Gerenciador de tags do Google / Analytics?

Os itens a serem acompanhados devem incluir formulários de consulta, vendas, telefonemas etc. – sejam tão granulares quanto possível.

Conclusão

O marketing digital é composto de vários tipos diferentes de serviços de marketing on-line e, muitas vezes, é necessária uma combinação de serviços para se adequar aos objetivos do seu negócio. Se o objetivo é obter maior visibilidade online em SERPs, publicidade através de PPC, criação de conteúdo / mídia social, ou todos os itens acima, os resultados do marketing online permanecem os mesmos; aumentar a conscientização de sua marca e direcionar o tráfego relevante para as páginas certas.

Espero que tenhamos lhe dado uma compreensão básica do que é marketing digital, mas se você está com fome para descobrir mais detalhes, por favor, entre em contato!

Contato

Compartilhe com seus amigos

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Testando Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Testando
Visitante
Testando

Testando comentario